Estreou com sucesso, no último sábado, (9) as duas primeiras Feiras de Orgânicos em parques administrador pelo Ibram. Centenas de usuários dos Parques Ecológicos de Águas Claras e do Olhos D’água (na Asa Norte) participaram dos encontros e puderam comprar produtos orgânicos certificados. A partir de agora, esse comércio comunitário passa a acontecer todos os sábados, entre 7 e 14h, nesses dois parques. E a partir da próxima semana, também acontecerá no Bosque do Sudoeste.
As feiras semanais são realizadas em parceria com entidades como a Associação dos Produtores Agroflorestais, Cooperativa dos Produtores do Mercado Orgânico de Brasília e a Associação dos Produtores Orgânicos do Bioma Cerrado. Elas foram selecionadas por meio de um Edital de Chamamento Público da Sema-DF, Ibram e Secretaria de Agricultura, Seagri, para a ampliação das feiras nos parques.
Uma Comissão formada pelos três órgãos selecionou a Associação dos Produtores Agroflorestais (ASPROSAFs) para ser responsável pela feira semanal no Parque Águas Claras. A Cooperativa dos Produtores do Mercado Orgânico de Brasília ficou com o Parque Olhos D’água e a Associação dos Produtores Orgânicos do Bioma Cerrado passa a realizar semanalmente a feira no Parque Bosque do Sudoeste, a partir do próximo dia 16 de junho.
O programa da Secretaria de Meio Ambiente do DF, implantado com o apoio de entidades parceiras, pretende estimular o uso de nossas unidades de conservação para práticas e condutas sustentáveis, como explica o secretário de Meio Ambiente, Felipe Ferreira. Iniciativa era prevista no Programa Brasília nos Parques, lançado em 2016, pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) e agora deve se estender também a outros parques.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543