Toda vez que consegue um tempinho, Stefany Freitas, moradora do Guará I, leva seus filhos Gustavo, 5 anos, e Izabel, 10 meses, para brincar no Parque Ecológico Ezechias Heringer. Nessa terça-feira (12), ela e toda a comunidade do Guará puderam receber e conhecer a entrega 1ª Etapa das Obras de Melhorias na unidade. “O parque está lindo. Ele é uma ótima opção para lazer, uma das melhores do Guará, a meu ver, por possuir muito verde”, comentou Stefany, sentada em uma toalha na sombra de uma árvore, enquanto amamentava a filha e via o filho brincar no novo parquinho infantil.
A revitalização do parque Ezechias Heringer, administrado pelo Brasília Ambiental, foi fruto das ações do GDF Presente e de compensação ambiental. Entre as principais melhorias realizadas nessa 1º etapa estão à revitalização do parquinho infantil, a recuperação do Ponto de Encontro Comunitário (PEC), conserto das duchas, pintura das vagas de estacionamento e meio fio, instalação de placas de sinalização, pinturas e reformas na sede administrativa, quadras poliesportivas, substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas LEDs, construção de calçada e acesso da faixa de pedestre, entre outros.
“O que estamos vendo aqui hoje é o resultado do conjunto de esforços de diversos órgãos. O parque não é do Brasília Ambiental, é da comunidade. Essa unidade é muito importante, pois possui fauna e flora especiais, além de grande potencial para receber pessoas. Essa é apenas a primeira etapa de melhorias. Esse é o início, mas não o fim. Estaremos sempre aqui dentro do parque”, afirmou Edson Duarte, presidente do Brasília Ambiental.
O evento contou ainda com a presença do secretário de Governo, José Humberto Pires, a administradora Regional do Guará, Luciane Gomes Quintana, o deputado Rodrigo Delmasso, representantes de vários órgãos e lideranças comunitárias da região. A força-tarefa nos parques, inserido no Programa GDF Presente, reúne diversos órgãos do governo, como as secretarias de Meio Ambiente, de Obras e de Cidades, Brasília Ambiental, Administrações Regionais, Novacap, SLU, Caesb, CEB, Funap, Detran, DER e DF Legal.
“Quero agradecer a todos os parceiros que têm participado desde o início dessa força-tarefa, pois na nossa gestão não medimos pelas dificuldades, mas pelo entusiasmo e alegria de proporcionar mais qualidade de vida à população”, ressaltou o secretário José Humberto.
Parque Ecológico Ezechias Heringer – Também conhecido como Parque do Guará, a unidade está localizada na QE 23, Área Especial do Guará II. Recebeu o nome em homenagem ao pesquisador que identificou diversas espécies de orquídeas em todo o território do Distrito Federal. A unidade visa garantir a preservação dos ecossistemas remanescentes; promover a recuperação de áreas degradadas com espécies vegetais nativas da região; proporcionar à população condições para a realização de atividades culturais, educativas e de lazer em contato com a natureza e incentivar a pesquisa para possibilitar o repovoamento da área com a fauna do Cerrado.
Dentro da área do parque, com um total de 306.44 hectares, passa um trecho do Córrego do Guará, a mata ciliar de ambas as margens e áreas adjacentes, onde já foram encontradas 51 espécies arbóreas, 72 espécies de orquídeas e 59 espécies de arbustos e ervas, incluindo espécies raras e quase extintas.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543