O Instituto Brasília Ambiental apresentou, na tarde desta sexta-feira (24), ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Observatório da Natureza e Desempenho Ambiental (Onda), uma plataforma de dados de monitoramento da geoinformação ambiental do DF.
A orientação da atual gestão é para que a autarquia seja o mais transparente possível. É dentro desse entendimento que ocorre a disponibilização de dados e informações para o Ministério Público. “Hoje enxergamos o MP como parceiros, estamos do mesmo lado, juntos na proteção dos recursos naturais do DF e do nosso Cerrado”, afirmou o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão.
A exposição técnica da plataforma ficou por conta do gerente de Geoinformação do Instituto e coordenador do Onda, Guilhermino Silveira Rocha, que explicou detalhadamente sobre o acesso ao observatório. “O uso de ferramentas de inovação e transformação digital para a política pública ambiental permite o acompanhamento da dinâmica do território do DF pelos órgãos de controle e fiscalização, o que fortalece a integração e harmonia entre o Brasília Ambiental e o Ministério Público”, ressaltou Rocha.
Transparência– Desenvolvida e lançada pela Unidade de Tecnologia e Gestão da Informação Ambiental (Ugin) do órgão em 2021, a ferramenta reúne informações sobre todas as áreas de atuação do órgão como licenciamento ambiental, fiscalização e monitoramento ambiental, educação ambiental e Unidades de Conservação.
Além de consultar, criar, inserir dados, documentos e metadados, também é possível visualizar mapas interativos, painéis de monitoramento geoestatístico, gráficos interativos, imagens de drone e satélite na plataforma.
Clique aqui para acessar o Onda.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543