Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/01/24 às 7h58 - Atualizado em 9/02/24 às 12h33

Cuidados internos garantem avanço na gestão do Brasília Ambiental em 2023

COMPARTILHAR

Mesa de abertura da XI Semana da Saúde e Segurança do Trabalho

Para um órgão funcionar de forma eficiente e realizar suas competências da melhor maneira à sociedade, é necessário de cuidados internos, tanto do pessoal quanto da estrutura. E essa é a missão da Superintendência de Administração Geral (Suag) no Instituto Brasília Ambiental, que contou em 2023 com crescimento da arrecadação em 4,5% em relação ao ano anterior, possibilitando aumento de recursos na manutenção do órgão e a realização das atividades finalísticas.

 

Visando o cuidado com os servidores da casa, em 2023 foi realizado a XI edição da Semana da Saúde e Segurança do Trabalho, que tem a finalidade de estimular as boas práticas voltadas à saúde e ao bem-estar, assim como promover a integração entre os colaboradores. Nesse ano, o evento abordou temáticas importantes para reflexão, ultrapassando o contexto laboral. Foram realizadas atividades tanto presenciais quanto online, alcançando mais de mil visualizações no canal do Brasília Ambiental do YouTube.

 

Destaca-se que a Semana da Saúde e Segurança do Trabalho do Brasília Ambiental foi agraciada pelo segundo ano consecutivo com o “Selo Qualivida”. Essa premiação do Governo do Distrito Federal que tem o objetivo de incentivar a implantação e promoção de políticas e programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e premiar órgãos que desenvolvem boas práticas de qualidade de vida e valorização do servidor.

 

Servidores do Brasília Ambiental participando de curso.

Além disso, 51 servidores do Brasília Ambiental receberam auxílio para participar de cursos, congressos ou seminários, proporcionando o aperfeiçoamento e a implementação de novas técnicas de trabalho que foram refletidas no atendimento e na prestação de serviço à população.

 

Segundo o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, a qualificação do corpo técnico do Instituto garante o trabalho de qualidade realizado pelo órgão ao Distrito Federal. “Apresentamos esses avanços nessa gestão graças a esses servidores do Brasília Ambiental no qual contamos com o apoio e a dedicação”, completou o dirigente.

 

Estrutura – Além da contínua capacitação dos servidores, uma boa estrutura é essencial para apoiar todo o trabalho realizado, por isso, após articulações junto à Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), foi ampliada a frota de veículos oficiais do Instituto com um micro-ônibus e cinco caminhonetes.

 

Esta ação possibilitou aprimorar o atendimento às demandas de fiscalização, vistorias de licenciamento, rondas em unidades de conservação, além de prevenção e combate aos incêndios florestais realizados pela autarquia. Ressalta-se que esse aumento na frota não causou impacto financeiro ao órgão, uma vez que os veículos já estavam no escopo do contrato de locação da Seplad. Além disso, foi assinado novo contrato de serviços de motorista, ampliando também essa equipe.

 

Parque Ecológico do Cortado recebendo obras de melhorias.

As Unidades de Conservação (UC’s) não ficaram de fora e receberam muito trabalho de manutenção e melhorias para garantir conforto à população e o cuidado com o meio ambiente. Durante esse ano, foi realizado o atendimento de 174 demandas, incluindo reparos nas redes hidráulicas, elétricas e intervenções diversas nas edificações e equipamentos de uso público. Além disso, por meio de recursos de compensação ambiental, foi contratada empresa que está realizando diagnóstico das edificações e equipamentos públicos de 14 UCs, para elaborar um Plano de Manutenção e Controle Predial, que trará maior efetividade nas ações de manutenção desses locais.

 

E para fechar o ano com chave de ouro, foi assinado no final de dezembro contrato que tem a finalidade de oferecer prestação de serviços terceirizados de apoio operacional e logístico ao Brasília Ambiental. Esse trabalho irá abranger rotinas de suporte à fiscalização ambiental, manutenção nas unidades de conservação e serviços auxiliares internos, melhorando ainda mais os serviços desenvolvidos pela autarquia. O trabalho dos terceirizados foi iniciado em janeiro de 2024.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543