Governo do Distrito Federal
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12/08/24 às 11h31 - Atualizado em 14/08/24 às 10h41

Tecnologia da Informação

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O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) ou Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação (TI) de um órgão para um determinado período.

 

O PDTI é normalmente feito com projeção de 2 ou 3 anos, dependendo dos planos de crescimento e vai auxiliar a listar e otimizar suas necessidades ligadas a tecnologia da informação. Para isso, é indispensável explicitar quais objetivos a organização deseja atingir a curto, médio e longo prazo.

 

Assim é um documento que detalha os processos de TI que uma organização usa para gerenciar suas operações. Ou seja, ele serve como um guia para a tomada de decisões relacionadas aos processos integrados e permite que se priorize e se implementem tarefas de acordo com as estratégias previamente formuladas, bem como a aquisição de insumos de tecnologia.

 

O planejamento do PDTI é obrigação prevista na Constituição Federal, nos artigos 37, 70, 71 e 174. E é obrigatório, de acordo com a Instrução Normativa, IN/SLTI 04/2010, no art. 2°, inciso XXII. E Seguindo a Instrução Normativa SGD/ME nº 94, de 23 de dezembro de 2022 regida pela Lei nº 14.133, de 2021, o PDTIC é um instrumento que possibilita o diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de TIC, atendendo às necessidades tecnológicas e de informação de uma organização em um determinado período.

 

Adicionalmente, o Decreto Distrital nº 40.015, datado de 14 de agosto de 2019, estabelece a obrigatoriedade de elaborar e divulgar os Planos Diretores de TIC, além de centralizar a utilização da rede GDFNet e da infraestrutura de TIC do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do DF, bem como dos sistemas de informação em toda a Administração Direta e Indireta do DF.

 

São Componentes do PDTI:

Ações que planejem, de forma escalonada, alcançar os objetivos de negócio da organização. Normalmente, o primeiro passo é começar a revisar o plano estratégico da empresa, o que ajuda a identificar as áreas em que o uso da tecnologia pode melhorar as operações.

Análises dos seus pontos fortes, fracos, as oportunidades e as ameaças que o negócio apresenta com o objetivo de identificar fatores internos e externos que podem afetar a capacidade da TI de contribuir para o sucesso da organização. Esse processo também ajudará a analisar onde o departamento de TI está naquele momento e o que ele deseja alcançar. Caso essa área ainda não exista dentro da empresa, será o momento de entender onde ela se encaixa diante das divisões já existentes.

Finalmente, é importante que o PDTI seja claro sobre seus objetivos finais. Assim, é essencial a presença de uma lista, que o departamento de TI considere prioridade, com investimentos em tecnologia que irão contribuir com o sucesso da organização. Ademais, o plano deve incluir avaliações do orçamento atual de TI da empresa e alocar recursos e responsabilidades específicas do projeto para atender a esses objetivos.

 

No cenário atual de constantes mudanças tecnológicas, o PDTI é uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão para os gestores públicos, habilitando-o a agir de forma proativa e preventiva, contra as ameaças, e a favor das oportunidades.

 

Assim, neste documento estão presentes as informações de diferentes dimensões, necessárias para direcionar o atendimento das necessidades de TI identificadas nas unidades orgânicas que compõem o Brasília Ambiental.

 

Clique aqui e acesse o PDTI do Instituto Brasília Ambiental

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