O II Seminário Dia de Plantar apresentou, na manhã desta segunda-feira (18), no auditório do SESI, o plano de plantio 2023-2024 – e preparou os presentes para o dia de plantar. A estratégia foi elaborada pela Comissão de Plantio de Mudas Nativas, formada por Secretaria de Meio Ambiente, Instituto Brasília Ambiental, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Secretaria de Governo (Segov) e Movimento Regenerativo É Tempo de Plantar.
“O plantio de mudas nativas não é apenas um ato simbólico, mas uma ação estratégica para a preservação do nosso bioma. É essencial que cada iniciativa de reflorestamento seja embasada no plano de manejo e no conhecimento científico, garantindo a sustentabilidade e o equilíbrio das nossas unidades de conservação.” afirmou o secretário de Meio Ambiente, Guttemberg Gomes, durante a abertura do seminário.Para o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, encontros como o do seminário são fundamentais, pois “vivemos no dia a dia várias situações com demandas de plantios. Entretanto, muitas vezes, a iniciativa pode muito mais atrapalhar do que ajudar. Encontros como o de hoje nos permitem decidir onde e como plantar. Já recebemos demanda de plantio de 3 mil mudas de ipê dentro de uma mesma unidade de conservação, e às vezes não comporta no plano de manejo.”
Já a Superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água da autarquia e agente de unidade de conservação, Marcela Versiani, endossou a fala do presidente ao fazer a apresentação sobre o Cerrado, seus tipos de vegetação (fitofisionomia) e as unidades de conservação sob gestão do Instituto.
“Temos, dentro do Distrito Federal, 82 unidades de conservação com os mais variados tipos de solo e de flora. Por isso, o plano de manejo é muito importante, ele ajuda a nortear o plantio segundo a fitofisionomia de cada unidade.”
O encerramento do plantio se dará no dia 01º de dezembro, no Parque Ecológico do Riacho Fundo, mas vários plantios em outras unidades acontecerão paralelamente a este, como forma de ajudar na recuperação e manutenção do nosso bioma.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543