Texto: Patrícia Kavamoto | Edição: Mariana Parreira
A Câmara de Compensação Ambiental e Florestal (CCAF) do Instituto Brasília Ambiental realizou, nesta quinta-feira (13), a primeira reunião extraordinária de 2025, na sede da autarquia. Durante o encontro, foram aprovados os dez itens da pauta, totalizando um investimento de mais de R$ 13 mi, provenientes de compensação ambiental e florestal. Os recursos serão destinados a melhorias nas Unidades de Conservação (UCs), fiscalização ambiental e combate a incêndios florestais.
Uma das principais atribuições da CCAF é deliberar sobre a aplicação das medidas compensatórias voltadas à proteção e recuperação ambiental. O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destacou a importância da execução eficiente dos recursos. “Nosso compromisso é garantir que os recursos das compensações ambiental e florestal cumpram seu propósito, promovendo a conservação do meio ambiente local, com foco especial nas Unidades de Conservação”, afirmou.
A reunião foi conduzida pelo secretário executivo do Brasília Ambiental, Valterson da Silva, e teve a participação da secretária executiva da CCAF, Danyella Shayene, chefe da Assessoria Técnica da Presidência do Instituto, que reforçou a relevância da comissão. “A Câmara de Compensação desempenha um papel essencial no Instituto, pois aprova e delibera projetos ambientais que impactam diretamente a gestão das nossas UCs. Muitas das ações aprovadas já geram efeitos imediatos na preservação dessas áreas”, pontuou.
Investimento em equipamentos para combate a incêndios
Um dos destaques da reunião foi a aprovação da destinação de R$ 883.500,00 para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uniformes destinados às equipes de combate a incêndios florestais. Os novos equipamentos incluem capacetes, óculos de proteção, balaclavas, calças, gandolas, luvas e coturnos, garantindo mais segurança e melhores condições de trabalho para os brigadistas.
“Estamos muito felizes com essa deliberação, pois sabemos da importância desse material para os brigadistas. Esse investimento fortalece um dos nossos maiores esforços de trabalho
e já está em vias de contratação”, comemorou a secretária executiva da CCAF, Danyella Shayene.
A vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância desse investimento para a preservação ambiental do Distrito Federal: “Cada real investido precisa gerar impacto real na fiscalização, na proteção das nossas áreas verdes e no combate aos incêndios florestais. O direcionamento dos recursos de compensação ambiental com estratégia assegura a proteção do meio ambiente e melhores condições de trabalho para aqueles que atuam na linha de frente da preservação, como nossos brigadistas. Nosso objetivo é sempre transformar investimentos em resultados para a população e para o meio ambiente do DF”.
Participantes da reunião
Dentre os membros que compõem o Colegiado da CCAF, marcaram presença: a superintendente de Licenciamento, Nathália Almeida; a superintendente de Unidades de Conservação, Marcela Versiani; a superintende de Fiscalização Ambiental, Simone de Moura Rosa; o superintendente de Administração Geral, Ricardo Roriz; além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Leonel Generoso e da Universidade de Brasília (UnB), Reuber Brandão.
A equipe da Secretaria Executiva da CCAF, também composta pelos servidores Willian Alves, Maiara Borges, Nadyla Zanon, Lucia Helena, Rosane Aparecida e Matheus Augusto, foi responsável pela organização dos trabalhos durante o encontro.
A próxima reunião está prevista para abril, dando continuidade às deliberações sobre investimentos e projetos voltados à conservação ambiental no DF.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543