O Parque Ecológico do Riacho Fundo foi o cenário escolhido neste domingo (1), para sediar a cerimônia oficial de abertura da ação Dia de Plantar, de mudas nativas do Cerrado. O evento consagra a data instituída pelo Decreto nº 44.606, de junho de 2023, que designou o primeiro domingo de dezembro como um marco para o plantio de espécies do Cerrado no Distrito Federal. A mobilização ocorreu simultaneamente em outras 14 Unidades de Conservação geridas pelo Instituto Brasília Ambiental.
A solenidade contou com a presença do presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer; do secretário de Meio Ambiente (Sema), Gutemberg Gomes; do subsecretário de gestão ambiental e Territorial da Sema, Renato Santana; do assessor técnico de gestão de unidades de conservação, biodiversidade e água do Brasília Ambiental, Marcos da Cunha; da diretora de conservação e recursos hídricos do Brasília Ambiental, Janaína Starling; do presidente do Instituto Regenerativo Tempo de Plantar, Paulo César Araújo, do administrador do Riacho Fundo I, Anderson Braga e de representantes da Novacap, Caesb, Adasa, Zoológico e do Grupo de Escoteiros da Vila Planalto.
“Saúdo a todos os presentes que atuam em defesa do meio ambiente. O Parque Ecológico do Riacho Fundo, em especial, possui muitas nascentes e é de suma importância protegê-las, a exemplo do plantio de hoje. É gratificante estarmos todos juntos, órgãos governamentais e sociedade civil cuidando do Cerrado nas Unidades de Conservação”, disse o dirigente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.
O secretario de meio ambiente, destacou que o cuidado com a natureza não possui fronteiras, como ficou evidenciado este ano, no DF, quando nuvens de fumaça pairaram no céu decorrente das intensas queimadas no estado de São Paulo e que é preciso zelar. “Estamos aqui, nesta ação transversal, plantando para preservar o bioma em constante ameaça. Buscando pela transformação e despertando a consciência ambiental”, comentou Gutemberg Gomes.
A preparação da terra para o dia do evento e o fornecimento das espécies arbóreas para todos os Parques Ecológicos foi realizada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A Unidade de Conservação do Riacho Fundo recebeu 800 mudas, entre elas, plantas hidromórficas (que se desenvolvem em ambiente de alta umidade ou com água), que se adaptam bem ao solo do Parque. Foram plantadas Aroeira Branca, Jatobá da Mata, Louro Pardo, Copaíba, entre outras.
O evento no Riacho Fundo contou ainda com um café da manhã de boas vindas, a exposição Zoo em Ação, de animais empalhados, a distribuição de folhetos educativos do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). As crianças presentes que participaram do plantio receberam, ainda, o Certificado de Protetor Mirim do Meio Ambiente.
Confira, abaixo, a galeria de fotos do evento no Parque Ecológico do Riacho Fundo:
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543