Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/11/24 às 14h55 - Atualizado em 4/12/24 às 11h11

Brasília Ambiental homenageia brigadistas que atuaram nas Unidades de Conservação em 2024

COMPARTILHAR

O Parque Ecológico Águas Claras sediou, na manhã desta sexta-feira (29), a cerimônia de encerramento do contrato da Brigada Florestal de 2024 do Instituto Brasília Ambiental. Durante o evento, realizada na base da Diretoria de Manejo Integrado do Fogo (DPCIF), os profissionais foram homenageados com o recebimento de um certificado de honra ao mérito, em reconhecimento pelos serviços prestados em defesa do meio ambiente.
‎ ‎ ‎ ‎

Na ocasião estiveram presentes o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, a coordenadora do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), Carolina Schubart, a superintendente de Unidades de Conservação da autarquia, Marcela Versiani, o superintendente de Administração Geral, Ricardo Roriz, o chefe da Diretoria de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Dpcif), Érisom Cassimiro e demais colaboradores do Instituto.
‎ ‎ ‎ ‎

Durante seu discurso, o presidente do Brasília Ambiental Rôney Nemer, destacou o sucesso da contratação antecipada dos brigadistas que, pela primeira vez, foram admitidos, antes da estiagem, ainda no mês de junho deste ano e, também, pela dedicação em um ano que registrou o recorde de dias sem chuvas e de temperaturas elevadas.
‎ ‎ ‎ ‎ ‎

“O sentimento que temos hoje é de gratidão! Pois este ano foi marcado por um grande desafio em relação à proteção do Cerrado. Tiveram mais focos de incêndios {comparado aos anos anteriores}, porém, o tamanho de área queimada foi menor. E isso é um sinal de que foi realizado um trabalho muito bem executado por vocês”, disse Nemer, fazendo referência aos dados apresentados em fórum realizado na quinta-feira (28), do balanço das ações dos brigadistas florestais no ano.
‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

A coordenadora do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), Carolina Schubart, complementou que em um esforço conjunto da Secretaria do Meio Ambiente e do Brasília Ambiental foi encaminhado um Projeto de Lei, que está em vias de aprovação, autorizando a melhoria da contratação dos brigadistas florestais, já que as ações preventivas são vistas como sendo mais essenciais do que as de combate.
‎ ‎ ‎ ‎ ‎

“Para nós é muito importante contarmos com esses profissionais, pois eles realizam tanto o trabalho de prevenção, que é primordial, na temporada de chuvas como, também, toda a parte referente ao combate aos incêndios florestais dentro das nossas unidades de conservação”, comentou a superintendente de Unidades de Conservação, Marcela Versiani.
‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

O diretor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Érisom Cassimiro, finalizou explicando que o evento teve o objetivo não apenas de encerrar formalmente o contrato, como também, de reconhecer e valorizar os profissionais que dedicaram seu tempo e esforço em favor da conservação ambiental durante a temporada de 2024.
‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Neste ano foram contratados seis supervisores, 24 chefes e 120 brigadistas combatentes que foram distribuídos estrategicamente, com o objetivo de monitorar e combater os incêndios florestais no período crítico de seca no Distrito Federal.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543