Está sendo realizado nesta sexta-feira (23), o 2° Festival de Turismo de Aventura da Fercal (FTAF), promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do rio Maranhão no Distrito Federal (CBH Maranhão-DF). O evento conta com o apoio do Instituto Brasília Ambiental, integrante da diretoria do comitê na função de secretaria geral.
A analista de Planejamento Urbano e Infraestrutura do Brasília Ambiental, Patrícia Valls, destacou que a ideia é incluir o festival na programação anual do comitê, nessa região que faz parte da Bacia do Rio Maranhão, como forma de engajar a população quanto ao trabalho com os recursos hídricos.
“Pela política de recursos hídricos do Distrito Federal, o Brasília Ambiental preza pela gestão participativa, buscando sempre fazer essa forma de interação. Acompanhando os trabalhos dos colegiados de recursos hídricos, recebendo as demandas e levando, nesse contato direto com a população, a importância da água para as nossas vidas“, informou a representante da Diretoria de Conservação e Recursos Hídricos do Instituto.
O evento conta também com a participação de representantes da Caesb, da Adasa e do ICMBio. Ao longo do dia, estão sendo realizadas oficinas e palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade. Entre elas, a do Brasília Ambiental trata sobre os incêndios florestais, com a demonstração de veículo, equipamentos e materiais utilizados para a prevenção e o combate, bem como, a troca de experiências com alguns brigadistas.
“Essa apresentação tem o intuito de falar com a comunidade, de forma bem didática, sobre o nosso trabalho na prevenção e no combate aos incêndios florestais, sobretudo nesta época de tempo seco, de forma a evitar uma série de focos que surgem, muitas vezes, pela desinformação das pessoas em determinadas práticas. Por exemplo, ao invés de se queimar um resto de poda pode ser feito o reaproveitamento dele em compostagem”, esclareceu Gesisleu Jacinto, administrador de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental, responsável pelo mosaico norte do DF (Sobradinho, Planaltina e Estação Ecológica de Águas Emendadas – Esecae).
Ainda estão previstas na programação, a realização de trilha ecológica e atividades ao ar livre, com o intuito de divulgar o potencial turístico da região. E a demonstração do trabalho de meliponicultura pela equipe do Rancho Ribeiro, que cria, de forma sustentável, abelhas sem ferrão, auxiliando na preservação das espécies vegetais e no equilíbrio biológico do bioma Cerrado.
Turismo Sustentável – O FTAF tem como objetivo estimular o desenvolvimento social e econômico na região da Fercal e adjacências, com respeito às normas vigentes e conservando o meio ambiente natural e sua diversidade, promovendo o turismo de aventura na bacia hidrográfica do Rio Maranhão no Distrito Federal.
Serviço
2° Festival de Turismo de Aventura da Fercal (FTAF)
Data: 23 de agosto de 2024 (sexta-feira)
Hora: 9h às 16 horas
Local: Rancho Ribeiro – VC 201, km 06, chácara 40 – Córrego do Ouro – Fercal. Clique aqui e confira a localização.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543