Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/25 às 17h55 - Atualizado em 3/04/25 às 13h15

Brasília Ambiental promove atividades integrativas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHAR

Texto: Patrícia Kavamoto | Revisão: Mariana Parreira

 

Um dia voltado para o cuidado feminino. O Instituto Brasília Ambiental realizou, nesta segunda-feira (10), atividades voltadas às servidoras e colaboradoras da autarquia, para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A ação integra a Política e o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, por meio do Projeto Integra Ibram-DF, que dentre outros objetivos, destaca-se a realização de eventos de interação e integração entre as áreas.

 

O evento ofereceu café da manhã, Oficina “Rotina de Bem-Estar” – conduzida pelas servidoras da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), Fernanda Santos e Magda Almeida – massagem corporal, reiki, limpeza de pele e palestra sobre a Saúde da Mulher, com o ginecologista e obstetra Alexandre Omena. A iniciativa contou com a parceria das Secretarias de Atendimento à Comunidade e da Mulher, além da distribuição de mudas pela Associação de Servidores do Instituto Brasília Ambiental (Asibram).

 

Na abertura do evento, o secretário executivo do Instituto, Valterson da Silva, agradeceu a presença das servidoras e colaboradoras, além de destacar a mensagem que a data emblemática traz. “Sabemos que o 8 de março é o Dia Internacional da Mulher, é um dia marcado por uma história de muitas lutas sociais, conquistas, muitas já consolidadas e muitas ainda por serem concretizadas nesse mundo nosso que sabe ser injusto, às vezes. Aqui no Instituto, as chefias são lideradas por mulheres, sem elas não chegaríamos hoje a esse patamar”.

 

Segundo a diretora de Gestão de Pessoas, Jucerleide Melo, o Dia da Mulher está inserido no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do Brasília Ambiental, que atua em diversas frentes e temas. “É uma data que trazemos para a reflexão toda a luta feminina no decorrer dos anos, das nossas antecessoras que lutaram pelos nossos direitos, e que precisamos continuar, porque, infelizmente, ainda hoje temos situações que não valorizam a mulher como deveriam. Então, é importante ter um olhar cuidadoso e amoroso para a mulher”, declarou.

 

A servidora Nilcelene Soares, que atua na Gerência de Compras e Contratos (Gecoc), elogiou a organização do evento. “Essa é uma forma de reconhecer o nosso valor. Um momento para sermos cuidadas”, afirmou. Conhecida no Instituto como Nil, a assessora apoia a realização da iniciativa para os próximos anos, especialmente por promover qualidade de vida no ambiente laboral. “Às vezes, chegamos cansadas por conta das atividades fora do trabalho. Aqui nesse evento, temos a oportunidade de receber uma massagem. Além disso, percebemos a valorização que o Instituto tem conosco, pois somos mulheres que saímos cedo para batalhar, passar o dia, desenvolver nossas atividades, voltar para casa e fazer as tarefas do lar”, acrescentou.

 

“É muito importante que o órgão reúna as mulheres para comemorar esse dia especial e reforçar as políticas que auxiliam a mulher no trabalho”, comentou a gestora pública da Unidade de Auditoria Interna (UAI), Mona Ferreira. A servidora, que também integra o Programa de Qualidade de Vida desenvolvido no Instituto, com a realização do Ciclo de Palestras, reforça a importância do acolhimento da gestão com relação às servidoras. “Acho que a gente tem que se cuidar, tanto da saúde mental quanto física. E ter uma política que acolha isso, que envolva as relações intersetoriais é fundamental. E aqui, por exemplo, nesse evento, a gente tem a oportunidade de conviver com outras pessoas de outras unidades, trocar ideias, experiências, rever amigos que estavam juntos em outra época”, acrescentou.

 

Saúde da Mulher

Como última atividade do evento, o ginecologista e obstetra Alexandre Omena, perito médico do GDF, apresentou a palestra “Saúde da Mulher”. O tema climatério, seus sintomas principais (a curto, a médio e a longo prazos), bem como o tratamento foram abordados na transmissão ao vivo no canal do Brasília Ambiental no YouTube.

 

“Muitas mulheres não têm a noção de quanto é danoso, quando na sua juventude, ela abusa ou tem alguns hábitos que podem, no futuro, impactar negativamente nos seus ovários. É claro que a qualidade de vida está também associada aos hábitos alimentares, à higiene, ao sedentarismo, ao consumo exagerado de álcool e ao tabagismo que podem impactar na fisiologia do ovário”, informou. O especialista também alertou para a importância de verificar o nível de vitamina D da mulher, “porque a Vitamina D é a mãe dos hormônios”, além de avaliar a dosagem de zinco, selênio e magnésio.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543