Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/03/25 às 13h27 - Atualizado em 14/04/25 às 13h19

Brasília Ambiental realiza plenária sobre planejamento das Unidades de Conservação

COMPARTILHAR

Texto: Juliana Pinho | Revisão: Mariana Parreira

 

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (13) a primeira da reunião plenária, do ano de 2025, da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) do Instituto Brasília Ambiental. O encontro tem o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre as equipes sobre os avanços e os trabalhos que estão em andamento.

 

A coordenadora da plenária, Carolina Lepsch, explica que essas reuniões seguem a metodologia de planejamento das Unidades de Conservação (UCs) do Distrito Federal, publicada pela Instrução Normativa nº 22/2024.

 

“As plenárias acontecem pelo menos duas vezes ao ano, para apresentar um balanço e acompanhar os planos de ação. Além de fortalecer a integração da equipe, garantem mais transparência sobre as atividades que estão sendo realizadas, aproximando quem atua diretamente nas áreas protegidas do processo de planejamento e execução das ações”, esclarece a coordenadora, que também é diretora de planos de manejo e criação de unidades de conservação do Instituto.

 

Após a abertura do evento foi apresentado o balanço das atividades da Comissão Permanente de Planejamento das UCs do DF, a exposição do levantamento e os desafios de cada diretoria regional, a troca de experiência com os servidores que participaram de Congresso Brasileiro de Trilhas Ecológicas, realizado na cidade de São Paulo.

 

“As plenárias evidenciam o cuidado e o trabalho técnico de qualidade desempenhado, em conjunto, pelos servidores do Instituto envolvidos na gestão dos parques ecológicos e demais Unidades de Conservação, sempre em defesa do meio ambiente”, comentou o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.

 

A última parte da plenária foi dedicada à divulgação do fluxo da compensação ambiental e do grupo de trabalho do fundo de compensação pela assessoria técnica de gestão de unidades de conservação.

 

“Essas reuniões são essenciais para a execução e o bom andamento dos serviços realizados nas Unidades de Conservação do DF, tão essenciais para a qualidade de vida dos brasilienses e de preservação do nosso bioma”, disse a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543