Texto: Patrícia Kavamoto | Edição: Mariana Parreira
O Instituto Brasília Ambiental sediou, nesta quarta-feira (12), a primeira reunião ordinária de 2025 da Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2). O grupo, composto por 20 órgãos e instituições, tem como objetivo fortalecer a integração entre as entidades responsáveis pelo atendimento de situações emergenciais, definindo diretrizes e competências específicas para cada um.
Na abertura do encontro, o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, deu as boas-vindas aos membros da comissão e se colocou à disposição. “Na verdade, aqui no Instituto, tenho apreendido muito também. Aprendi que esse grupo realiza um importante trabalho para a sociedade”, destacou.
O presidente compartilhou sua experiência ao acompanhar simulações de acidentes realizadas pelo comitê. “É impressionante ver o comprometimento das equipes. São vários órgãos trabalhando, de forma integrada para minimizar danos em situações reais que envolvem produtos perigosos, visando assim, zelar pela vida das pessoas”, frisou Nemer.
Entre as deliberações tratadas no encontro, a principal foi a criação da operação P2R2 dentro da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). Além disso, foram aprovados: a primeira versão do Plano de Atendimento à Emergência com Produtos Químicos Perigosos do DF (PAE/DF), o calendário de reuniões da comissão, as capacitações durante o ano e o cronograma de operações conjuntas dos órgãos participantes da comissão.
“Demos um importante passo, pois este plano contém todas as diretrizes que cada um dos órgãos participantes da comissão deverão seguir ao serem demandados em eventos adversos com produtos perigosos no âmbito do Distrito Federal”, finaliza Ana Caroline Oliveira, representante do Brasília Ambiental, que é o órgão que faz a Secretaria-Executiva do CD-P2R2.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ressaltou o compromisso do GDF com a segurança ambiental e a importância da articulação entre os órgãos. “A atuação integrada das instituições é essencial para fortalecer nossas políticas de prevenção e resposta a emergências ambientais. O Governo do Distrito Federal seguirá investindo em capacitações, planejamento estratégico e estruturação das equipes para garantir que a população e o meio ambiente estejam protegidos em qualquer situação”, afirmou.
O encontro contou com a presença de representantes de diversos órgãos e instituições, incluindo:
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543