O auditório da Escola de Governo foi palco, nesta quinta-feira (28), da apresentação dos resultados da Brigada Florestal/2024 do Instituto Brasília Ambiental. Representantes dos órgãos que compõem o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) se juntaram para mensurar os resultados alcançados em 2024 e para debater os possíveis desafios para 2025.
Durante o evento, o presidente da autarquia, Rôney Nemer, trouxe uma notícia significativa para os brigadistas que encerram sua atuação no Instituto: a elaboração de um Projeto de Lei que abrirá novas opções para a contratação desses profissionais no futuro. “Estamos trabalhando em uma legislação que abre outras opções para a contratação de vocês: ou pelo período de dois anos, a exemplo do Ibama, ou por meio de uma empresa terceirizada, para que possam nos ajudar o ano inteiro. A prevenção contra os incêndios florestais é muito importante, mais importante que o combate”, destacou, apontando para a valorização do trabalho dos brigadistas e o reconhecimento do papel essencial deles.
A Diretoria de Manejo Integrado do Fogo do Instituto, representada pelo diretor Erissom Casimiro, e pelo Analista de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Airton Santos, apresentou dados que evidenciam o impacto positivo do trabalho realizado, mesmo diante da pior seca já registrada no Distrito Federal. Entre os destaques, foram mencionadas ações que contribuíram para a eficiência das operações, como: aquisição de novos equipamentos de combate para os brigadistas; implementação de novos telefones para aprimorar a logística no combate a incêndios; e antecipação da contratação das brigadas, garantindo maior preparo.
“Essa temporada foi um tanto quanto desafiadora para todos nós, mas vocês mostraram a qualidade do serviço de vocês, bem como suas capacidades. Mesmo com todos os desafios, fechamos um ano de sucesso mais uma vez”, ressaltou a Superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Instituto, Marcela Versiani.
Além do Combate – O evento também reconheceu o papel multifacetado desempenhado pela brigada florestal ao longo do ano. Além do combate ao fogo, os brigadistas foram homenageados por suas contribuições em iniciativas como: apoio ao projeto Parque Educador, promovendo educação ambiental; resgate de fauna dentro das unidades de conservação; e realização de aceiros mecânicos e podas preventivas.
Com a chegada do período chuvoso, o trabalho dos brigadistas se transforma, e isso permitiu que a equipe pudesse participar de capacitações e atividades preventivas que fortalecem sua atuação futura.
O evento de encerramento marcou não apenas o fechamento de uma temporada desafiadora, mas também a reafirmação do compromisso do Instituto Brasília
Ambiental em valorizar seus brigadistas e aprimorar as políticas de prevenção e combate aos incêndios florestais.
Com os resultados alcançados em 2024 e as novas perspectivas apresentadas, na avaliação do órgão ambiental, o trabalho dos brigadistas continua sendo fundamental para a proteção dos recursos naturais do Distrito Federal.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543