A Central de Atendimento ao Cidadão reúne todas as solicitações de atendimento, facilitando o encaminhamento aos agentes e a gestão do Instituto. A Central desempenha um papel importante na satisfação do Cidadão ao longo da jornada de seus requerimentos, fortalecendo a relação entre o público e o Brasília Ambiental.
Prezados usuários,
Informamos que, a partir de agora, todos os documentos a serem protocolados no Brasília Ambiental devem ser enviados por meio do novo serviço de peticionamento eletrônico Harpia, disponível na Internet (acesse aqui o passo-a-passo) . Essa mudança visa atender aos princípios da administração pública, garantindo maior eficiência, transparência e segurança no processo de tramitação de documentos.
Ressaltamos que não será mais aceito o protocolo de documentação enviada por e-mail. No entanto, durante o mês de janeiro, estaremos em período de implantação do novo sistema, e, excepcionalmente, aceitaremos ambas as formas de envio de documentação.
A partir de fevereiro, o envio de documentos por e-mail para protocolo não será mais admitido. Portanto, pedimos que todos os usuários se adaptem ao novo sistema de peticionamento eletrônico para garantir a continuidade dos serviços.
Agradecemos a compreensão e colaboração de todos.
Atenciosamente,
Central de Atendimento ao Cidadão – CAC
Brasília Ambiental
Para informações gerais e atendimento inicial você pode procurar os seguintes contatos:
Telefones: 3214-5637/5613/5683
E-mail: atendimento@ibram.df.gov.br
Atendimento Presencial: 511 Norte, Bloco C, térreo
Horário de funcionamento: 9h às 17h
Dê preferencia às formas de peticionamento eletrônico disponíveis abaixo:
Tipo de demanda | Sistema/Contato |
Para licenciamento ambiental;
Para solicitação de eventos em UCs; e Para se cadastrar como prestador de serviços junto o Brasília Ambiental utilize o Harpia |
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Para verificação de dispensa de licenciamento use o RedeSim | ![]() |
Para os criadores de passeriformes da fauna silvestre use o SISPASS | ![]() |
Para comunicação de corte de árvores isoladas use o CCAI/Onda
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Para denuncias gerais use o Participa DF | ![]() |
Para controle de Condicionantes e alimentação do site PNLA do MMA use o URUTAU | ![]() |
Para um passeio virtual e educativo nas UCs do DF use Eu Amo Cerrado | ![]() |
Para formulários e requerimentos, clique aqui |
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Para outras solicitações, encaminhe um e-mail com o requerimento | Email para enviar requerimentos: |
Para informações sobre a fiscalização: | (61) 3214-5697 |
Para informações sobre o Licenciamento Ambiental: | (61) 3214-5658 |
Para informações sobre nossas UCs e recursos hídricos: | (61) 3214-5604/5629 |
Para falar com a presidência do Instituto: | (61) 3214-5601/5623 |
Para atendimento à imprensa | (61) 3214-5624 |
AUTO DE INFRAÇÃO
As defesas prévias em face do Auto de Infração Ambiental e os Recursos Administrativos em face de Decisões de 1ª e 2ª Instância devem ser protocoladas na Central de Atendimento ao Cidadão.
Ao autuado é garantido o direito de ampla defesa e contraditório, diante de penalidade aplicada por meio de um Auto de Infração Ambiental (AIA).
Solicitação de boletos para pagamento de multa
TAXA DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL (TFA)
Para acessar o Formulário para Solicitação de TFA, clique aqui.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543