A Secretaria de Meio Ambiente e os setores de Educação Ambiental, Comunicação e Resíduos Sólidos do Instituto Brasília Ambiental, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA), lançam, nesta terça-feira, (23/6), uma campanha de educação ambiental nas Redes Sociais para incentivar uma reflexão sobre como reduzir a geração de resíduos e dar a cada um deles a destinação mais sustentável possível, mesmo durante a Pandemia por Covid-19.
Com o lema: Reduza, Reaproveite, Recicle e Continue Acertando na Gestão dos seus Resíduos, a iniciativa faz parte das comemorações do mês alusivo ao Meio Ambiente e vai divulgar orientações práticas sobre como manter bons hábitos de gestão de resíduos em residências, incluindo o descarte durante a pandemia da COVID-19; dicas de não geração; redução; reaproveitamento; reciclagem e separação de resíduos para coleta seletiva (limpeza, tipos de resíduos) e; descarte de resíduos especiais.
O objetivo da ação, é fortalecer a gestão adequada dos resíduos feita pelos cidadãos brasilienses em suas residências. Incentivando, assim, a manutenção de bons hábitos de redução, reaproveitamento e reciclagem adquiridos pela população ao longo dos anos e que não devem ser descartados em momentos de crise como a atual situação.
Assista ao vídeo de abertura da campanha
Segurança para os catadores
A proposta de iniciar a campanha ainda durante a quarentena busca incentivar os moradores a continuar separando os resíduos de forma adequada para o momento em que a prestação do serviço de coleta seletiva for retomada pelo SLU.
Para evitar o risco de contaminação da equipe de coleta, a campanha reforça as dicas para o usuário, que deve acondicionar os resíduos sólidos em saco plástico descartável e resistente; preenchê-lo somente até dois terços da sua capacidade e colocá-lo dentro de um segundo saco descartável bem fechado para impedir que qualquer parte dos resíduos fique exposta.
Lembre-se
Resíduos recicláveis secos: papéis, papelões, plásticos, metais, isopor e embalagens longa vida.
Resíduos orgânicos: papéis sujos ou engordurados, restos de comida, cascas de frutas/verduras, palitos de picolé e outros resíduos de madeira assemelhados, filtros de café e chá, borra de café, restos de folhas.
Rejeitos: papel higiênico, absorventes íntimos, fraldas descartáveis, entre outros.
Serviço
O que: Campanha Continue Acertando
Data de lançamento: 23/6
Hora: 15h
Local: Redes Sociais
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543