O ponto de coleta seletiva (Ecoponto) do Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), localizado nos Jardins Mangueiral, foi reinaugurado após ser reformado e ampliado, com o objetivo de incentivar os moradores das regiões próximas a fazerem o descarte correto de materiais que possam ser reaproveitados. O projeto é fruto da parceria entre o Instituto Brasília Ambiental e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), que fazem a gestão compartilhada do Centro.
O Ecoponto foi inaugurado ainda no ano de 2021, com a ideia de ampliar o alcance da coleta seletiva inclusiva contribuindo para que a região administrativa se tornasse um bairro verde primando pelos cuidados com o meio ambiente. E, em um pequeno espaço, recebia vidros, plásticos, papéis, papelões e computadores e seus periféricos (a exemplo de impressoras, e estabilizadores).
O presidente do Brasília Ambiental reforça a importância de se promover ações que estejam próximas à população fomentando, assim, mais engajamento nas questões ambientais. “É essencial que o Brasília Ambiental ofereça esse serviço e que o CPS cumpra com a função de fazer esse apoio, que conta ainda com a participação importante da comunidade”, destaca.
O chefe da Unidade de Educação Ambiental da autarquia do Governo do Distrito Federal, Marcus Paredes, salienta que o projeto visa à eliminação correta do lixo e com o papel da cooperativa ao dar destinação adequada ao que foi depositado no Ecoponto. “É uma corrente do bem que possibilita a gestão dos detritos do início ao fim, em um ciclo completo de tratamento, desde a estrutura física até a fase final da destinação correta do material”.
Tonelada – Todo o material descartado é encaminhado à Cooperativa Ecolilmpo que faz a triagem e a classificação, para fins de agregar valor e gerar renda a mais de 25 catadores. E desde o início do projeto até agora, foram coletados cerca de 1.400 kg de material sendo que destes, 1 tonelada foi reciclada contribuindo para o propósito de tornar região administrativa mais sustentável.
“Com essa recente melhoria na estrutura e, em uma área maior, tivemos um upgrade e passamos a recolher também outros tipos de resíduos: óleo de cozinha usado e eletroeletrônicos, como televisões e eletrodomésticos, além daqueles que já captávamos”, informa o secretário executivo do MCJB, Ilton de Queiroz Júnior.
O ponto de coleta de resíduos para reciclagem do CPS está localizado na Avenida do Cerrado, s/nº – Setor Habitacional Jardins Mangueiral e funciona das segundas às sextas-feiras, das 8h às 21h e aos sábados, das 8h às 17h.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543