Texto: Patrícia Kavamoto | Revisão: Juliana Pinho
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram), autarquia responsável pela gestão das Unidades de Conservação (UCs) do Distrito Federal, em parceria com outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), implantou postos de vigilância motorizada em mais três parques ecológicos, no último dia 1º: Olhos D’Água, Burle Marx e do Lago Norte. O serviço implantado funciona diuturnamente, reforçando a segurança e a preservação ambiental nessas áreas.
“A ronda motorizada é um recurso essencial para as Unidades de Conservação, pois permite que os profissionais realizem monitoramento de forma mais eficiente e segura”, destaca Marcela Versiani, superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água.
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, ressalta que a iniciativa faz parte de um esforço conjunto do GDF para aprimorar os serviços prestados à comunidade que frequenta as UCs. “A instalação dos postos de vigilância motorizada tem como objetivo prevenir crimes ambientais, garantir a segurança dos visitantes, proteger o patrimônio público e possibilitar respostas mais ágeis em situações de emergência”, explica.
A iniciativa reforça o compromisso do Ibram com a proteção do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais, garantindo que as Unidades de Conservação do DF continuem sendo espaços seguros e preservados para a população.
“Com essa iniciativa, ampliamos a vigilância nas Unidades de Conservação, assegurando que esses espaços tão importantes para a qualidade de vida da população sejam cada vez mais preservados e acessíveis. Seguiremos investindo em ações que unam sustentabilidade, segurança e bem-estar para todos os cidadãos do Distrito Federal”, declarou a vice-governadora Celina Leão.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543