Por quê um Hospital e Centro de Reabilitação de Fauna Silvestre (HFAUS)?
O Cerrado, que é onde vivemos, é um dos biomas de maior biodiversidade e ao mesmo ameaçados do planeta. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, vivem no Cerrado cerca de 2.653 espécies de animais vertebrados. Além disso, há muitas espécies de invertebrados, plantas e fungos que ainda não foram descritas pela ciência. Com o crescimento das áreas urbanas e a consequente pressão sob estas áreas de Cerrado conservadas, tem por consequência o aumento da pressão sobre a fauna nativa, acarretando acidentes como atropelamentos, choques na rede de alta tensão entre outros, necessitando de atendimento médico veterinário de urgência.
O Distrito Federal é uma das unidades federativas do país que mais recebem animais silvestres em estado crítico, e até o momento não contava com uma unidade médico hospitalar institucionalizado pelo Governo do Distrito Federal para atender esta demanda proveniente de resgates como também apreensões de animais em situação de maus tratos ou mesmo mantidos de forma irregular.
Fotos – Paula Cezário
A criação do HFAUS
Foi lançado em 2023 um edital de chamamento por parte do Instituto Brasília Ambiental no intuito de celebrar parceria para execução de programa de recepção, triagem, marcação, transporte, atendimento veterinário, acondicionamento, reabilitação e apoio a destinação da fauna silvestre no Distrito Federal. A parceria foi celebrada com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Sociedade Paulista de Medicina Veterinária.
O Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre – HFAUS/DF, iniciará o recebimento de animais silvestres em fevereiro/2024, em local provisório situado no setor hoteleiro de Taguatinga, com capacidade para 60 animais feridos por mês, até a que as obras para o espaço definitivo sejam finalizadas e a capacidade de atendimento aumentada. O diferencial do serviço prestado pelo Governo do Distrito Federal é o fato do HFAUS/DF funcionar 24 horas, durante os 7 dias da semana, ou seja, funcionamento durante as noites/madrugadas, finais de semana e feriados.
Destaca-se em todo o processo a parceria com outros órgãos como o Ibama, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Proteção Animal, SEMA/DF, Fundação Jardim Zoológico de Brasília e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental – BPMA/DF
Qualquer um pode levar um animal silvestre nesse hospital?
Não. Os serviços prestados pelo HFAUS é exclusivo para a fauna nativa livre que necessite de atendimento emergencial. Desta forma, a população não poderá levar seu animal para atendimento no local. Por exemplo, se você possui um canário da terra ou um jabuti que precise de atendimento não está autorizado a levar o animal.
Nesse primeira fase de operação, o objetivo é atender a demanda crescente dos órgãos de governo que realizam resgate ou apreensões de animais silvestres e que necessitem de atendimento médico veterinário e acondicionamento temporário. Além disso, há um número limitado de vagas para atendimento.
Encontrei um animal silvestre machucado, posso levar nesse hospital?
Não. Idealmente não se recomenda que uma pessoa comum pegue animais silvestres em virtude dos riscos associados. Deve-se requisitar apoio do Batalhão da Policia Militar Ambiental para esses casos (190).
Você também pode buscar informações prévias no canal de atendimento do setor de fauna do Brasília Ambiental por meio do WhatsApp (61) 99187-3064.
Sobre a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV)
Fundada em 10 de junho de 1929, a SPMV é uma associação sem fins econômicos, regularmente constituída desde 1976, possuindo as finalidades de assistência à saúde, educação e defesa da prerrogativa médico-veterinária. Ao longo de sua história, a SPMV tem desempenhado um papel importante na promoção do conhecimento científico e na capacitação dos profissionais da área através de cursos, congressos, simpósios e eventos científicos, a SPMV busca atualizar seus membros e promover o intercâmbio de informações entre os profissionais. Além disso, a instituição tem se empenhado para fomentar a pesquisa científica, a disseminação do conhecimento técnico-científico por meio de publicações, revistas e periódicos especializados e o desenvolvimento de Políticas Públicas em Saúde Única em parceria com a Administração Pública.
Para saber mais, clique nos links abaixo
WhatsApp do Hfaus – (61) 99260-6673
WhatsApp do Setor de Fauna do Brasília Ambiental – (61) 99187-3064
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543