O presidente do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Edson Duarte, participou na manhã de quinta-feira (28), na sede da Agencia Nacional de Águas (ANA), da reunião sobre o lançamento do Programa Produtor de Água na Bacia do Rio Descoberto. O projeto visa incentivar o produtor rural em ações que ajudem a preservar a água.
O programa da ANA usa o conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que estimula os produtores a investirem no cuidado do trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas.
A gestão técnica do Programa Produtor de Água na Bacia do Rio Descoberto, no âmbito do IBRAM, será feita pela Superintendência de Biodiversidade (SUBIO) e Diretoria de Recursos Hídricos (DIRHI), que também estiveram presentes na reunião.
O programa, que institui um arranjo institucional local, tem como objetivo melhorar a qualidade e aumento da oferta de água naquela bacia, por meio da implantação de ações voltadas para a redução de erosões e aumento de áreas para infiltração de água no solo. Além do ganho econômico da sua produção, o produtor também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543