A Secretaria Geral da Presidência do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) recebeu esta semana uma missão da Embaixada da África do Sul, onde foi acordado o apoio da autarquia na comemoração do Dia Internacional Nelson Mandela, que acontece no dia 18 de julho. Em Brasília, o Mandela Day irá focar o meio-ambiente como a realização de uma ação de plantios de mudas para a proteção de nascentes no Parque Ecológico do Riacho Fundo.
Conforme explicou o secretário-geral do Ibram, Thiago Mendes, a ação ambiental visa fomentar no Mandela Day ao trabalho voluntariado, no contexto que as pessoas assumam parte de responsabilidade de tornar o mundo melhor, seguindo o exemplo inspirador de Mandela. “E sendo esta questão voltada ao meio-ambiente, o Ibram se sente agradecido em poder apoiar o evento”, acrescentou.
Nesta terça-feira (09), a partir das 09h, membros da Embaixada da África do Sul e técnicos do Ibram vão fazer o reconhecimento da área em que irá ocorrer o evento no Parque Ecológico do Riacho Fundo, pois há previsão da presença de autoridades no Mandela Day.
Em reconhecimento da contribuição de Mandela para a cultura da paz e da liberdade, a Assembleia Geral da ONU declarou, em dezembro de 2009, o dia 18 de julho como Dia Internacional Nelson Mandela. O espírito deste dia internacional consiste em dedicar 67 minutos a ajudar os outros. O tema deste ano em que Mandela faz 95 anos é “agir, inspirar a mudança”. Em 1993, o líder sul-africano recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
Mandiba – Nelson Rolihlahla Mandela (nascido a 18 de julho de 1918) foi um ativista revolucionário Sul-Africano contra o apartheid. Foi Presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, sendo também o primeiro negro Sul-Africano a desempenhar essa função, e o primeiro eleito numa eleição multirracial e totalmente representativa. O seu governo concentrou-se em desmantelar o legado do apartheid, combatendo o racismo institucionalizado, a pobreza e a desigualdade, e promovendo a reconciliação racial.
Ao longo de 67 anos, Nelson Mandela dedicou a sua vida ao serviço da humanidade – enquanto advogado de direitos humanos, prisioneiro de consciência, mediador internacional para a paz, e como primeiro presidente eleito democraticamente numa África do Sul livre.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543