Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/18 às 9h55 - Atualizado em 25/11/24 às 14h21

Parceria Brasília Ambiental e Jaguaracambé

1 – Do monitoramento realizado no DF

O Cerrado é considerando um Hotspot da biodiversidade, sendo um dos mais ameaçados biomas do planeta. Trata-se de área prioritária para conservação, devido ao aumento da pressão sobre a fauna silvestre em consequência das atividades antrópicas. Uma maneira de realizar o acompanhamento dessas espécies é através do monitoramento de fauna, realizado por meio da distribuição de câmeras em locais estratégicos, importante para registar, identificar e analisar a presença de diversas espécies da fauna em seu ambiente natural, principalmente daquelas ameaças de extinção.

 

Em vista desta problemática, desde 2014 o Instituto Brasilia Ambiental vem realizando o monitoramento de médios e grandes mamíferos na Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESECAE), registrando uma grande diversidade de espécies que ali habitam. O programa visa inventariar quais espécies de mamíferos estão presentes no território do Distrito Federal (DF) e entorno, bem como identificar áreas utilizadas como corredores ecológicos e áreas prioritárias para a conservação dessas espécies.

 

2 – Da parceria com a Jaguaracambé

Pensando na continuidade do projeto de monitoramento da ESECAE, bem como na expansão para outras regiões, contemplando o monitoramento no Parque Distrital dos Pequizeiros e na Área de Proteção Ambiental da Cafuringa, foi firmando em janeiro/2024, por meio de Acordo de Cooperação, parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) – Jaguaracambé, com duração de três anos e sem custos para o Brasília Ambiental.

 

O intuito é utilizar os dados obtidos para divulgação e sensibilização social, a partir do programa de Educação Ambiental e do intercâmbio científico, didático e educacional relativos a projetos de pesquisa. O plano de trabalho prevê também ações de processamento e análise de dados do monitoramento, pesquisa de agentes infecciosos e capacitação de servidores do Instituto na temática de médios e grandes mamíferos silvestres.

 

3 – Da importância do programa de Monitoramento Conjunto

A parceria contempla o compromisso constante do Brasília Ambiental em promover práticas sustentáveis e contribuir para elaboração de estratégias de conservação da biodiversidade. A institucionalização da cooperação entre os partícipes figura um esforço para compreensão e conservação da fauna do Distrito federal, sendo um marco importante na construção de uma comunidade mais consciente e comprometida com a preservação ambiental.

 

Para saber mais sobre a parceria e o plano de trabalho, clique nos links abaixo:

Acordo de Cooperação nº1/2024

Plano de Trabalho

 

WhatsApp do Setor de Fauna do Brasília Ambiental – (61) 99187-3064

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543