O Parque Educador é um programa que foi pensado e idealizado para atender 3 importantes demandas:
– Fortalecer a Educação Ambiental no Distrito Federal. Apesar da Educação Ambiental não ser uma disciplina específica no ensino formal, devendo estar presente de forma transversal em todo o currículo, é interessante quando suas reflexões são realizadas em espaços mais qualificados em contato direto com a natureza;
– Ampliar o espaço educativo das escolas públicas, principalmente daquelas de ensino integral. Infelizmente a estrutura física da maior parte das escolas ainda é excessivamente pavimentada, fechada e pouco acolhedora e quando os estudantes ficam dois turnos na escola, essa situação pode ficar ainda mais desgastante;
– Aumentar a integração dos parques com a comunidade, sensibilizando-a quanto a sua importância e fortalecendo o sentimento de pertencimento. Porém, para alcançar esses objetivos, é importante que os parques disponham de atividades planejadas e bem orientadas voltadas para o conhecimento e a preservação dos atributos naturais desses espaços. Infelizmente, o IBRAM, órgão responsável pelas Unidades de Conservação, dispõe de poucos educadores ambientais para realizarem tais atendimentos, tendo em vista outras demandas internas.
Assim, foi pensada como parte da solução dessa equação a transformação dos parques em espaços educativos e a requisição de professores da rede pública de ensino para atuarem nessas unidades fazendo o receptivo dos estudantes. O Programa Parque Educador, desta forma, é fruto de uma parceria entre o Brasília Ambiental, a Secretaria de Educação (SEEDF) e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA).
Nessa parceria, o Brasília Ambiental disponibiliza os Parques com toda a sua infraestrutura adequada para a realização das atividades e o transporte e a Secretaria de Educação apoia com os professores e o lanche.
O Programa Parque Educador se baseia ainda em três importantes diretrizes:
– A visita dos estudantes aos Parques não se reduz a um mero passeio, mas são verdadeiras aulas, previamente planejadas, ao ar livre.
– As aulas devem ser diferenciadas adotando diferentes metodologias tais como trilhas, oficinas, vivências, dinâmicas, aproveitando ao máximo o que os parques possam oferecer.
– Os encontros com os estudantes não devem ser pontuais. Acreditamos que quanto mais tempo eles passarem no parque, participando de diferentes experiências, mais se sentirão integrados e sensibilizados quanto à necessidade de sua preservação.
Atualmente, o Programa Educador está presente nos seguintes Parques: Parque Ecológico de Águas Claras, Parque Ecológico Saburo Onoyama, Parque Ecológico Três Meninas, Parque Ecológico Dom Bosco, Parque Ecológico do Riacho Fundo e Estação Ecológica de Águas Emendadas.
Dois professores em cada uma dessas unidades são responsáveis por planejar as atividades e receber as escolas que passam por um processo de inscrição e seleção a cada semestre. As escolas optam em participar de dois ciclos distintos: um de 10 encontros e outro de 4 encontros no parque, de acordo com a sua disponibilidade. Os atendimentos são realizados nas terças, quartas e quintas, nos turnos matutino e vespertino.
Para mais informações, enviar e-mail para educ@ibram.df.gov.br
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