Na manhã de quarta-feira (4), a professora Marianne Ferreira da Silva realizou, na Universidade de Brasília (UnB), a defesa de seu trabalho de mestrado cujo tema é Pertencimento e conexão natural: estudo de caso com estudantes de anos iniciais do ensino fundamental no Programa Parque Educador.
A pesquisadora faz parte do quadro de pessoal da rede pública de ensino e atua no projeto desde que ele foi criado, há seis anos, no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga. As ações do Projeto, desenvolvidas atualmente em sete Unidades de Conservação do Distrito Federal, são fruto de uma cooperação técnica do Brasília Ambiental com as Secretarias de Educação (SEE) e de Meio Ambiente (Sema).
Marianne comentou que o objetivo geral da pesquisa foi analisar as práticas de educação ambiental, do Programa Parque Educador, por meio do estudo das atividades desenvolvidas no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em parceria com uma das escolas de educação básica da Secretaria de Educação. Ela investigou as contribuições dessas práticas para o desenvolvimento de noções de pertencimento e encantamento com o meio ambiente nos estudantes participantes.
“A justificativa do meu estudo foi o fato do Parque Educador ser um projeto inovador, feito em parceria entre três órgãos governamentais e com escassez de trabalhos científicos“, explicou a docente.
O projeto – O Parque Educador foi pensado idealizado para fortalecer a educação ambiental, ampliar o espaço pedagógico das escolas públicas e aumentar a integração dos parques com a comunidade. Os conteúdos ministrados em sala de aula são ampliados por meio de trilhas guiadas, oficinas, práticas integrativas de saúde, palestras e vivências com a natureza.
As atividades são desenvolvidas por professores capacitados e disponibilizados pela Secretaria de Educação. O diferencial deste projeto de receptivo é que cada turma inscrita participa de um ciclo de aulas planejadas e encadeadas ao longo do semestre, o que possibilita um processo de sensibilização mais profundo junto aos estudantes.
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