O presidente do Instituto Brasília Ambiental-Ibram, Edson Duarte, esteve na tarde de sexta-feira (08) no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, onde vistoriou as obras que estão sendo realizadas no local. Desde o dia 25 de fevereiro, a unidade de conservação recebe reparos emergenciais, a fim de melhorar a visitação da comunidade.
“Viemos ver como está o andamento dos serviços feitos no Parque Ecológico Saburo Onoyama, que conta com o envolvimento de vários órgãos do GDF. Estamos verificando os trabalhos para posterior balanço”, afirmou Edson Duarte, acompanhado de técnicos da Superintendência de Gestão de Unidades de Conservação (SUC) do Ibram.
A ideia do Governo do Distrito Federal é que o trabalho no Saburo Onoyama sirva como modelo para as ações nos demais parques do DF – um projeto coordenado pelo Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental. Dentre os serviços realizados estão poda de árvores, nova iluminação, reforma dos banheiros, além de proposta do aumento do efetivo policial.
Diversos órgãos do GDF formam uma força-tarefa que inclui, além do Ibram, representantes das secretarias de Meio Ambiente (Sema), Obras, Segurança; Novacap, Subsecretaria das Cidades, SLU, Caesb, CEB, DF Legal, Caesb, Administração Regional de Taguatinga, além de lideranças comunitárias.
Riacho Fundo – Após a vistoria no Parque Ecológico Saburo Onoyama, o presidente do Ibram visitou o Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo. Lá conversou com as administradoras regionais, Ana Lucia Melo (Riacho Fundo 1) e Ana Maria (Riacho Fundo 2) sobre propostas e recursos para instalações em geral, pista de caminhada, estacionamento e licitações para concessões na unidade.
O parque foi criado com o objetivo de garantir a diversidade biológica da fauna e flora locais, preservando o patrimônio genético e a qualidade dos recursos hídricos disponíveis.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543