O Instituto Brasília Ambiental, por meio do seu Projeto Reconexão Cerrado, vai realizar, neste segundo semestre de 2024, a oficina gratuita sobre Uso Tradicional de Plantas Medicinais, que será viabilizada por recursos de compensação ambiental. A ação é voltada à comunidade em geral e à formação dos Agentes de Unidades de Conservação.
“Esta oficina, que terá uma segunda edição no próximo ano, tem como público alvo as pessoas interessadas na fitoterapia e em métodos de promoção da saúde, que buscam ampliar os seus conhecimentos”, explica o membro da comissão do Reconexão Cerrado, analista em políticas públicas do Instituto, Webert Oliveira Ferreira.
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, avalia os cursos, formações e outras capacitações, que serão realizadas, como fundamentais para a formação de servidores, que lidam no dia a dia dentro das Unidades de Conservação, e para a comunidade que entende a importância da manutenção desses espaços, que valoriza a sua biodiversidade e tem interesse em obter e compartilhar conhecimentos sobre essa riqueza. “Nada mais justo do que também inclui-los”, ressalta.
A oficina vai ocorrer de forma presencial, no período de 05 a 09 de agosto, das 13h às 17h, no parque ecológico Olhos D Água. A carga horária da formação é de 20horas. Será dividida em cinco módulos, sendo disponibilizadas para ampla concorrência 20 vagas, que ja estão preenchidas, inclusive com lista de espera.
A oficina tem como objetivo ofertar o compartilhamento das práticas ancestrais e caseiras do uso dos Chás, sendo conduzida pela facilitadora e pesquisadora dos saberes ancestrais, Josefa Ataídes. Nela, será compartilhado o conhecimento e a prática da cultura do chá como ferramenta para a promoção da saúde e do bem-estar, será também abordada a história e a tradição do chá, a escolha e o preparo de diferentes chás para fins terapêuticos, com métodos ancestrais e que valorizam a biodiversidade local.
Os participantes receberão certificado de participação ao final das atividades, devidamente inscritos, e que preencherem a lista de presença em todos os dias.
Capacitações – Além da Oficina sobre o Uso Tradicional de Plantas Medicinais, o projeto Conexão no Cerrado realizará cursos de formação aos Agentes de Unidades de Conservação nas seguintes áreas: Identificação de Espécies Arbóreas do Cerrado ou Coleta de Sementes; Introdução à Agricultura Biodinâmica; e o curso de Compostagem Biodinâmica.
O Reconexão Cerrado conta com uma Comissão Coordenadora, que realiza ações e práticas que promovam a conexão entre saúde e meio ambiente, por meio das Unidades de Conservação geridas pelo Brasília Ambiental, abrindo espaço para que as pessoas tenham essa possibilidade de conexão com a natureza.
A iniciativa tem ainda a finalidade de incentivar e promover a regeneração do Cerrado, por meio de outras ações também realizadas pela comissão, como a de melhorias estruturais nas unidades e a valorização das atividades voluntárias nestes espaços, potencializando o uso, o pertencimento e o empoderamento da população junto com o incentivo pela realização das Práticas Integrativas de Saúde (PICS).
A Comissão Coordenadora do Projeto destaca que as PICS ampliam a compreensão da importância das Unidades de Conservação como ambientes de saúde individual e coletiva, indo ao encontro de um dos principais eixos de atuação do Reconexão Cerrado, que é a capacitação do corpo técnico com formações que tragam melhoria às atividades de qualidade de vida ofertadas no ambiente de trabalho.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543