Está sendo realizado na manhã desta sexta-feira (2), um mutirão de limpeza na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Granja do Ipê, localizada entre as regiões administrativas do Riacho fundo I e II, Park Way e Núcleo Bandeirante. A ação é uma iniciativa da Associação Granja do Ipê – Mountain Bike e trekking e conta com o apoio do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).
Com uma área de 1.143 m² e um perímetro de 16.550,59 metros, a Unidade de Conservação (UC) preserva grande parte da biodiversidade do DF. É nela que nascem os córregos Capão Preto e Ipê, que juntos formam o Coqueiro, único afluente que leva ao Riacho Fundo e ao Riacho Fundo II, e tem água adequada para consumo além da fauna e flora exuberante.
Dada a sua importância ecológica, a sociedade civil está se organizando com o objetivo de promover o local para a prática de esportes integrados ao meio ambiente e algumas intervenções já estão sendo feitas neste sentido, como a criação de um circuito de mountain bike. E a atividade desta sexta-feira marca o início do chamado percurso Marco Zero dos Tonéis.
As atividades do grupo de voluntários teve início às 7 da manhã com a reunião de ciclistas e corredores, na Escola Kanegae, situada no Riacho Fundo I, para uma hora de treinos e, em seguida, a realização da limpeza a partir do ponto Alto da Cascalheira.
Granja do Ipê
Além da alta capacidade de abastecimento hídrico, a Arie conta com exemplares do Cerrado e espécies ameaçadas, como tamanduás-bandeira e lobos-guará. Nela há também pelo menos dois sítios arqueológicos pré-históricos, estudados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543