A Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), localizada em Planaltina, administrada pelo Instituto Brasília Ambiental, recebeu, nesta sexta-feira, 9/8, o projeto De Cara Nova, que tem o objetivo de eliminar pontos de descarte irregular no Distrito Federal.
A área onde o projeto foi instalado é zona de amortecimento da Estação e recebia lixo descartado irregularmente. Os materiais lá despejados acabavam sendo incendiados, colocando em risco os limites da Unidade de Conservação e comprometendo o bioma Cerrado.
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, agradeceu e ressaltou a importância do projeto De Cara Nova, que é coordenado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), “Ações como essa são fundamentais para a reversão de situações que degradam o meio ambiente. São iniciativas que devem ser apoiadas e multiplicadas”, destacou.
O projeto substitui área que estava sendo utilizada como lixão por área de plantio e convivência pública com uma pracinha e brinquedos feitos a partir de pneus. Moradores locais agradeceram a revitalização da área. Alguns relataram que já têm frequentado o local, inclusive, com realização de piqueniques em família.
A implantação do Cara Nova na área de amortecimento da Esecae ocorreu em parceria com a Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados de Brasília (OAB) de Planaltina, a Administração Regional de Planaltina e a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema).
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543